Janeiro Branco

Janeiro Branco é um movimento já incorporado no Calendário da Saúde no Brasil que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da Saúde Mental. A escolha desse mês coincide com o período em que as pessoas costumam refletir sobre suas vidas: trabalho, amizades, família, relacionamentos afetivos, conjugais, alimentação, atividades físicas, religião, etc.

O início do ano tem em nossa cultura a mensagem de recomeço, como várias possibilidades, metas e desafios. Geralmente é em Janeiro que as pessoas traçam novos projetos de vida. Chamar a atenção da população para que se reflita e invista no cuidado em Saúde Mental é trazer a oportunidade de mudança, o incentivo a uma autoavaliação, em pensar novas estratégias para lidar com os desafios do cotidiano, tentando encontrar um equilíbrio entre várias demandas que a vida nos apresenta.

A vida é como um livro em branco que a cada amanhecer nos permite escrever uma nova página. É preciso compreender que as emoções, sentimentos e pensamentos estão presentes em cada escolha, atitude e comportamento. Quanto mais a gente entra em contato com nossa essência, fortalece o autoconhecimento, mais temos maturidade para lidar com as adversidades! O Branco vem para nos lembrar das infinitas possibilidades que podemos escolher para nossa vida, que a cada dia podemos vivenciar novas cores e sabores! E que em todas as circunstâncias é possível evoluir, aprender, compartilhar!