Conheça Nossa História

Em 02 de Março de 1982 foi fundada a Companhia Agrícola do Ribeirão, com sede em Baixa Grande do Ribeiro – PI, em um período que a região não contava com empresas realmente comprometidas com a qualidade de serviços no setor que hoje é conhecido como agronegócio.

No ano de 1991 o casal José Antônio Gorgen e Salete Teresinha Gorgen (naturais do Rio Grande do Sul) adquiriu as ações da Companhia e da empresa Prepesa. Era dado mais um passo rumo ao desenvolvimento deste segmento na região. Outros empreendimentos viriam e em 1998 começaram a investir no transporte de sua própria produção, o que facilitaria e muito o escoamento.

Em 2000 foi dado início ao projeto de Importação e Comercialização de Fertilizantes como a primeira e única Misturadora de Adubos, indústria instalada na cidade de Balsas – MA. Esse foi um passo fundamental para uma caminhada de sucesso.

No ano de 2001 foi adquirida a totalização das ações do FINOR (SUDENE) da Companhia, quando foi dado um novo rumo aos negócios. Em 2003 teve a junção das duas empresas, e em 2006 passou a ser empresa de capital fechado, tornando-se a RIBEIRÃO S/A. Em 2011 passa a ser muito conhecida na região, graças ao trabalho competente da sua equipe.

Atualmente, com suas 14 (quatorze) filiais, o grupo produz e comercializa commodities agrícolas; sementes de soja; defensivos agrícolas; máquinas agrícolas; formulação de fertilizantes com matéria-prima; secagem e armazenagem de grãos; transporte da produção e, ao longo dos anos, a empresa tem se destacado no setor do agronegócio, fruto de muito trabalho, dedicação, espírito empreendedor, compromisso social e ambiental.

Confira nosso vídeo institucional a seguir.

MISSÃO

Atuar no ramo do agronegócio produzindo e comercializando produtos, com foco na operacionalização dos processos e gerando melhorias sociais.

VISÃO

Alcançar a sustentabilidade produtiva e a redução dos custos totais.

VALORES

Pioneirismo, Compromisso e Responsabilidade Social.

Nossas Localidades

As unidades da RISA SA estão localizadas no sudeste do Maranhão e sudoeste do Piauí, atuando em setores do agronegócio nacional: fornecemos grãos, fertilizantes, defensivos, e máquinas agrícolas. E prestamos serviços de Armazenagem e transporte de grãos.

São 10 Filiais que ao todo somam uma área própria de 52.461 há, área Arrendada de 11.919 há, trabalhando com as culturas de soja e milho, além da Safra/Safrinha – 2011/2012:50.112 há.

Em São Luís – MA

estão instalados os Armazéns Gerais, que possui área própria de 12 há e capacidade para armazenagem para 35.000 toneladas;

Em Uruçuí – PI

também funciona uma unidade da Risa Fertilizantes possui área própria de 535 há, formulação: 35 ton./h, estoque: 30.000 ton. Também funciona a Fazenda Tunísia, que possui área arrendada de 11.919 há, trabalha com a cultura da soja, numa área plantada de 9.132 ha e capacidade para armazenagem para 19.800 toneladas;

Em Balsas – MA

funciona o Escritório Central com área própria de 16 há; a Risa Fertilizantes – formulação: 30 ton./h. Estoque: 20.000 toneladas; os Armazéns Gerais, com capacidade para armazenagem para 30.000 toneladas; a Risa Defensivos, Risa Máquinas e Risa Logística.

Responsabilidade Ambiental

A RISA é ciente de seu papel diante da conscientização da preservação ambiental, entendendo a importância da sustentabilidade, considerando os fatores ecológico, socioeconômico e político para que o meio ambiente e o progresso possam conviver de maneira harmoniosa.

Atuando numa região em que o agronegócio é o motor da economia, a RISA defende que o desenvolvimento sustentável deve suprir as necessidades dos cidadãos da atual geração sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras, a partir do o uso racional dos recursos naturais.

Ao refletir de forma permanente sobre este tema, a RISA pretende alertar os atores que fazem parte desse universo, estimulando a informação e o combate às práticas que priorizam apenas o usufruto do meio ambiente como fonte de riqueza, buscando o acesso de uma educação ambiental para todos. Isso porque a RISA acredita nas iniciativas que visam concretizar projetos pela transparência na administração correta dos problemas ambientais.

Diante dos conflitos entre crescimento econômico e o esgotamento dos recursos ambientais, a RISA está consciente de que a sustentabilidade deve englobar vários aspectos do desenvolvimento contemporâneo, levando em conta os interesses de vários grupos da sociedade, sem restringir o gerenciamento dos recursos naturais e a proteção dos ecossistemas regionais.

Nesse sentindo, a RISA coloca-se à disposição para, através de possíveis parceiros, possa discutir propostas com grupos de instituições e organizações interessadas em concretizar projetos em favor da sustentabilidade e de outros interesses relacionados à preservação do meio ambiente.

Responsabilidade Social

A RISA, a exemplo das organizações comprometidas com o social, decide, de forma voluntária, colaborar por uma sociedade cada vez mais justa, estando aberta às discussões de projetos voltados pelo bem-estar da população, de um modo geral.

Internamente, a RISA tem um excelente relacionamento com os seus colaboradores, mantendo uma relação amigável com os seus clientes e fornecedores na busca por melhores resultados. Também temos o cuidado para que as nossas ações não repercutam de modo negativo em setores diretamente ligados aos nossos serviços, como é o caso do meio ambiente.
A RISA não tem apenas o objetivo da maximização dos seus lucros, e está sempre disposta a contribuir com a mudança de quadros que complicam o desenvolvimento de processos de caráter social, abarcando os segmentos da educação e do meio ambiente, a partir da criação de espaço para diálogos com organizações interessadas em implementar projetos que defendam a preservação de ecossistemas e outros interesse da natureza.

A partir do momento em que os empresários passaram a enxergar de modo mais claro o contexto da globalização e das mudanças nas indústrias, a RISA também passou a ter novas preocupações no que se refere às expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores em relação às organizações.
Quando o mundo passou a se voltar para a condenação dos danos causados ao meio ambiente, responsabilizados pelas atividades econômicas sem nenhum critério, pressionando organizações por mais cautela na observância de determinados requisitos e exigindo às entidades reguladoras, legislativas e governamentais na produção de quadros legais, a RISA já dava seus primeiros passos para atender demandas da sociedade organizada.

A RISA está aberta a discutir a criação de programas sociais, a fim de gerar benefícios que reflitam mutuamente, de maneira positiva, na empresa e na comunidade, melhorando a qualidade de vida da população.

Sempre pomos em prática uma gestão ética e transparente que toda organização responsável deve ter com suas partes interessadas, a fim de minimizar impactos negativos tanto no meio ambiente quanto na comunidade, adotando uma consciência social e uma postura que estará sempre moldada para atender aos interesses sociais, ambientais e educacionais.

Identidade Visual

As empresas bem conceituadas necessitam ter sua própria identidade visual, o que vai facilitar na sua fixação e na fidelização dos clientes a partir do reconhecimento da marca de uma empresa que lhe prestou bons serviços.

A RISA SA é representada visualmente através de sua identidade visual, você pode ter acesso a esse recurso através do nosso repositório de marcas. Tais elementos devem ser utilizados de modo responsável, combinando com a estruturação, layout e outros detalhes das peças a serem desenvolvidas nas mais variadas formas de publicidade visual, desde que autorizadas pela RISA SA.

Dúvidas quanto ao assunto devem ser encaminhadas ao setor de Marketing através do email: marketing@risasa.com.

ACESSE O REPOSITÓRIO RISA S/A AQUI!